Angola – Uma Visita ao Lubango

Nos 8 anos que estive em Angola a trabalho, tive a oportunidade de ir 2 vezes ao Lubango a passeio ( Lubango é uma cidade e município do sul de Angola, situada no planalto da Huíla. É a capital da província da Huíla. Tem cerca de 2 milhões de habitantes).

Para quem nāo conhece, Angola possui paisagens fantásticas e únicas… Uma grande vantagem deste tempo que lá estive, foi a possibilidade de visitar as províncias, normalmente nos feriados prolongados… e testemunhar a realidade deste país, sua cultura, seu povo e me deslumbrar com as suas paisagens encantadoras…

Angola é um país, que apesar de toda a desigualdade social que existe, tudo é motivo de festa, famílias grandes, unidas e que lutam muitas vezes para sobreviver…

Quando se visita o Lubango, normalmente fazemos dois em um, vamos ao Namibe e Lubango. Desta vez, o nosso vôo foi diretamente ao Namibe e subimos a Serra da Leba para chegar ao Lubango, um caminho lindo!! A Serra da Leba é um dos cartões postais de Angola. Verifique se nunca viu esta imagem antes:

 

Ao chegarmos ao topo da Serra e pararmos no Miradouro para as fotos, encontramos uma Festa na Cachoeira… a bebida era refrescada dentro da água fria que corria da cachoeira, colunas enormes de som, alimentadas por um gerador que foi levado para a festa… uma logística impressionante para “a Festa da Cachoeira”… fomos convidados a ficar… por pouco… desistíamos do passeio para ficar na festa… mas como vínhamos de longe… e tínhamos pouco tempo, resolvemos após as fotos seguir viagem… mas foi pena!

Depois de mil fotos tiradas com a Serra da Leba de pano de fundo… seguimos para o nosso destino seguinte… O Cristo Rei de Angola, que fica no Lubango… Ahh pois é… Angola também tem um Cristo Rei… nāo é só o Rio de Janeiro e Lisboa… o Lubango também! e mais uma vez… abençoando sua cidade de braços abertos…

Saindo do Cristo Rei, fomos para a Fenda da Tundavala, lindo!!! simplesmente lindo!! Tive a oportunidade de ver a Tundavala com sol e na segunda vez que fui… com neblina… ou seja, nāo se via rigorosamente nada!

O caminho para lá em 2008 era bastante acindentado, mas em 2013 quando retornei… já estava muito melhor…

2432065620052576823

É nos penhascos da Tundavala que termina o Planalto Central de Angola. Aqui o planalto excede 2200 metros de altitude e cai abruptamente para cerca de 1000 metros de altitude, provocando um desnível deslumbrante com fendas colossais na montanha. Daqui se desfruta uma paisagem magnífica que se estende por dezenas de quilómetros.

Vejam que paisagem deslumbrante… como eu nāo sou muito amiga de altura, nāo consegui tirar fotos muito provocativas… foram mais conservadoras… nāo me aventurei a beira do penhasco…

E agora é hora de voltar para o Namibe…que irei apresentar em breve em outro post…

Espero que tenha gostado de mais um post de Na Boa Vida (deixe seu Like! )… Se desejar mais informações ou dicas sobre Angola e Lubango, deixe suas questões nos comentários… Até breve!!

 

 

 

Deixe um comentário