Dia 3 – A Caminho de Florença… Pienza…

O Dia 3, foi dia de viajar de Roma até Florença, mas fomos parando e explorando a linda paisagem da Toscana, como poderão conferir pelas fotos. Toscana é linda!!! Optamos por alugar um carro para facilitar a deslocação e nos dar liberdade de horário e parar aonde quiser… e não é que nos calhou um Fiat 500!! 🙂

Começamos o dia bem cedo para conseguirmos ver todos os locais que planeamos, o percurso foi:

  • Pienza
  • Siena
  • San Gimignano
  • e finalmente chegamos a Florença já de noite

Com excepção de Pienza, as demais já conhecia, mas adorei re-visitar 15 anos depois. Encontrei tanto Siena quanto San Gimignano bastante diferentes e já irei comentar nos posts seguintes o que achei diferente.

Pienza

Vale a pena passar e parar em Pienza, o caminho é lindoooo… parece um quadro dos campos da toscana… As fotos estão sem filtro… a paisagem parece uma pintura…são de Monteroni a’Arbia..

É uma comuna italiana da Região da Toscana, pertencente à Província de Siena. Em 1996 o centro histórico de Pienza foi inscrito como Património Mundial da UNESCO pela sua importância arquitetónica, nos estilos Renascentista e Gótico.

É uma pequena vila que damos a volta a pé em menos de 1 hora. Claro que não levamos apenas uma hora… ao chegar ao fim da rua, encontramos uma loja laboratório de cerâmica que tinha um detalhe bastante interessante, tinha o poço mais profundo de Pienza, que podíamos visitar.

A loja chama-se Ceramiche d’Arte Di Bai Linda, encontramos cerâmica feita a mão, e tinha também uma curiosidade, o seu interior era cheio de recôncavos que pareciam pequenas cavernas, confiram abaixo.

Além da lojinha da cerâmica encontramos também lojas de queijos, gelateria e uma lojinha que depois encontrei em outros lugares de lavanda.. vejam nas fotos abaixo as casas típicas da província de Siena..

Na praça central encontra-se a Catedral de Pienza, mas encontramos ainda mais 4 igrejas. Estas são as melhores opções de igrejas e catedrais em Pienza:

Não realizamos visitas às igrejas de Pienza para não perdermos muito tempo, tínhamos programado almoçar em Siena… e como fomos parando pelo caminho para apreciar a paisagem, nos atrasamos no percurso.

Espero que tenham gostado da rápida visita à Pienza….e continue comigo até a próxima paragem…Siena!!!

Deixe um comentário