Carnaval – Lille e Bruges

Como aproveitar o feriado prolongado de Carnaval? Fomos buscar voos a bom preço e para um destino que ainda não conhecíamos… e que sempre tivemos curiosidade de conhecer… Lille e Bruges, principalmente Bruges…

Conseguimos voos para Lille a um bom preço… e chegar a Bruges de autocarro é muito fácil e rápido… então optamos por dividir a viagem entre os dois destinos…foi uma ótima escolha!

Chegamos no primeiro voo de Lisboa para Lille – tipo 6 da manhã!!…chegando ao aeroporto apanhamos o autocarro do aeroporto que nos levava para o centro da cidade… perfeito! Recomendo optarem pelo autocarro ao invés dos táxis ou uber…pode comprar o bilhete ida e volta no próprio autocarro…

Aproveitamos todo o primeiro dia em Lille. No dia seguinte, às 11 de manhā, partimos para Bruges, que fica a uma hora de autocarro…então aproveitamos praticamente 1 dia e meio em cada destino… timing perfeito… os lugares sāo pequenos e conseguimos fazer os passeis todos a pé… Tivemos sorte com o tempo, que apesar do frio… praticamente nāo apanhamos chuva…

Tanto em Lille, quanto em Bruges, optamos pela cadeia de hotel Ibis… aonde encontramos boa localizaçāo e com muito bom rácio custo/qualidade…

No primeiro dia em Lille, pudemos apreciar os doces e as confeitarias fantásticas… comprovem com as Fotos abaixo…

Fizemos o percurso todo a pé… vimos de perto o que eram os coletes amarelos… e que não é fake news… é real e bem real… com bombas e apreensões mesmo ao nosso lado… enfim… um bocado assustador para quem não estava a espera…

Visitamos o Palácio de Belas Artes, vale a pena… O Palais des Beaux-Arts de Lille é um museu municipal dedicado às artes plásticas, arte moderna e antiguidades. É um dos maiores museus de arte da França. Foi um dos primeiros museus construídos na França, estabelecido sob as instruções de Napoleão I, no início do século XIX, como parte da popularização da arte… recomendo a visita!!!

Depois desta visita, caminhamos pela cidade até a torre que oferece uma vista panorâmica da cidade… vale a pena subir…Town Hall Belfry … tem como vista também para a Porte de Paris

Durante o dia, para não perdermos tempo fomos comendo as guloseimas locais e deixamos os mexilhões para o jantar… moules frites não é especialidade apenas de Bruges… em Lille também encontra-se e são muito bons também!!! Vou resumir, jantamos moules frites todos os dias!!! Adoro!!! Com molho de queijo, molho de vinho branco… bom de qualquer jeito!

Ao longo do dia, passamos pela Grand Place, aonde encontra-se a Opéra… fomos da Town Hall Belfry até o Parque da Cidadela, mas como começou a chover…desistimos e voltamos para o centro da cidade… Uma curiosidade sobre Lille, é que foi o local aonde nasceu Charles De Gaulle…

No dia seguinte, como íamos para Bruges, optamos ir de autocarro, mais barato e mais prático do que o comboio… E a duração da viagem era praticamente a mesma…fomos no Ouibus (comprando o ticket pela internet fica mais barato!! E funciona muito bem!!) Recomendo a utilização… tanto do site quanto do autocarro, que era muito confortável e pontual!! O autocarro se apanha mesmo ao lado da estaçāo do comboio.

Ahh e quando estávamos indo para o autocarro vimos muitas pessoas passando mascaradas…alguns vestidos de mulher…depois descobrimos que afinal tinha Carnaval em Lille…

Como Lille não é propriamente grande, nos hospedamos próximo do centro comercial, da estação do comboio e das paragens dos autocarros… por isso era tranquila a deslocação com malas.

Ao chegar em Bruges nos deparamos com mais montras cheias de chocolates, cervejas artesanais e doces… tudo indicava que íamos continuar a passear e a comer gulodices…

Logo a saída do hotel encontramos muitas lojas de cervejas artesanais, doces e chocolates… como podem ver abaixo…

Fomos em direção à Grand Place… aonde encontra-se a Torre Belfort… está torre possui 366 degraus e é demorada a subida!!! Não tem elevador…é tudo de escada…e tem trechos muito estreitos… Se não está com boa preparação física, não recomendo… Por ser muito demorado e estar uma fila grande, por ser domingo… optamos por continuar o passeio e deixar para subir na torre na segunda feira, ótima decisão… porque realmente demora o tempo que é apresentado na fila… mas vale a pena esperar…

Ao chegar no topo irá deparar com o carrilhão que toca de 15 em 15 minutos… sente e espere tocar… eu nunca tinha visto e adorei assistir… Em seguida, suba até o topo para ter a vista panorâmica de Bruges. No dia que fui, estava muito ventoso e frio…. mas valeu o sacrifício… o prazer da vista e do carrilhão compensou o esforço de subir as escadas…

Durante a tarde aproveitamos para fazer o tradicional passeio de barco pelos canais… ver Bruges de uma outra perspectiva… gostei muito e recomendo… um passeio bonito com muita história para ser vista… casas seculares…

Ao sair do barco, nos deparamos mesmo em frente com uma loja de Batatas!!!!! Vejam abaixo…batatas com tudo!!!

Em seguida entramos numa loja, chamada 2be…que tinha uma curiosidade… nāo apenas tinha uma grande variedade de cerveja…em garrafa e em pressão… como tinha muitos bonecos dos tin tin…smurfs…Lucky Luke e os irmãos Dalton.. eu adoro os smurfs e adorei ver os bonecos… os bonecos eram realmente muito caros e por sorte também não iam caber na mala… por isso foi mais fácil resistir a tentação de trazer mais umas bonecas para casa…

Para jantar fomos procurar moules frites e nos recomendaram o restaurante Poules Moules … atendimento nota 10 assim como os moules, frites, cervejas e sobremesa !!! Não percam se forem a Bruges! Reservem porque podem correr o risco de estar lotado… conseguimos a última mesa!

Após comer essa delícia de batata com tudo…

Depois de tantas idas e vindas… término o meu post com a sensação de um carnaval muito bem passado!! Sempre na máxima… se não conheço está valendo e o que se leva da vida é viver ela bem vivida e Na Boa Vida…

Se gostaram do post…deixe seu Like e comente… dicas que precisem… será um prazer ajudar… e espero que tenham curtido comigo essas duas cidades … Até o próximo post Na Boa vida.blog

Advertisements

Leave a Reply