Fortaleza de São Miguel de Luanda – Angola

Se você já teve o prazer de ir a Luanda… já viu com certeza no alto em uma das pontas da Marginal…nas proximidade da ponte da Ilha de Luanda… a Fortaleza… que poucos sabem o seu nome e a sua história… A Fortaleza chama-se Fortaleza de São Miguel de Luanda, localizada no Morro da Fortaleza, anteriormente denominado monte de São Paulo.

Do ponto de vista urbano, a fortaleza foi sempre um marco ordenador do espaço da cidade. Nos primeiros tempos, foi o limite do aglomerado que se desenvolvia para sudoeste, em direção à Praia do Bispo. Mais tarde, cerca de 1648, quando a Barra da Corimba ficou assoreada, a cidade passou a desenvolver-se para o lado norte, do outro lado do morro, mantendo desta forma o seu papel ordenador. Actualmente encontra-se instalado na fortaleza o Museu Nacional de História Militar. Entre 2009 e 2013, realizaram-se obras de reabilitação da fortaleza. Construiu-se um espaço subterrâneo com 1200 m², onde estão instalados um auditório, uma galeria e o panteão dos heróis. Na casamata central foram restaurados os painéis de azulejos.

Os antigos armazéns acolheram um laboratório, uma sala de audiovisual e uma cafetaria, bem como a área administrativa do museu.

Na casa da pólvora foram instaladas salas de estudo e uma biblioteca. No exterior, construiu-se um parque de exposições onde se encontra a bandeira monumento.

A Fortaleza encontra-se aberta a visitação, sendo que se desejar um guia local, basta solicitar antecipadamente e ele estará disponível no horário combinado. O valor que se paga para a visita guiada é simbólico, e vale muito a pena a explicação sobre a história de Angola que nos é transmitida. Recomendo que agende a visita com guia.

Outro atractivo da Fortaleza é a sua vista sobre a Baía de Luanda, e ao fim do dia terá o prazer de admirar o pôr do sol, que é realmente lindo!! visto do alto…

Espero que tenha gostado desta breve visita à história de Angola… se gostou e/ou deseja mais informações, deixe seu comentário e seu like! Até breve… Na Boa Vida.blog…

2 thoughts on “Fortaleza de São Miguel de Luanda – Angola

Deixe um comentário