Projeto TAMAR – Praia do Forte – Bahia

Em 2005, tive a oportunidade de estar em Salvador e ir visitar a Praia do Forte, e o que me levou a ir até lá foi a possibilidade de ver o Projeto TAMAR.

O Projeto TAMAR não se restringe apenas à Praia do Forte, encontra-se em diversos pontos ao longo da Costa do Brasil, indo desde Santa Catarina até Sergipe. Até o momento, só tive oportunidade de visitar um dos pontos, que foi a Praia do Forte na Bahia.

A Missão do Projeto TAMAR é a seguinte:

“O Projeto Tamar foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, que mais tarde se transformou no Ibama-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Hoje, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem-sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental.

Pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção, é a principal missão do Tamar, que protege cerca de 1.100km de praias, em 26 localidades em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove estados brasileiros.

O nome Tamar foi criado a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha, abreviação que se tornou necessária, na prática, por conta do espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos.

Desde então, a expressão Tamar passou a designar o Programa Nacional de Conservação de Tartarugas Marinhas, executado em cooperação entre o Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas-Centro Tamar, vinculado à Diretoria de Biodiversidade do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade-ICMBio, órgão do Ministério do Meio Ambiente, e a Fundação Pró-Tamar, instituição não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1988 e considerada de Utilidade Pública Federal desde 1996″

Não foi complicado ir até a Praia do Forte, fui de ônibus da Linha Verde, naquela altura (2005) foi super tranquila a viagem e foi um ônibus direto, que apanhei na rodoviária em Salvador, e no retorno fiz o mesmo…

Para quem chega a partir do Aeroporto de Salvador, vale a pena ir direto para a Praia do Forte….visto estar a 55km do Aeroporto… bem mais perto do que vir de Salvador… O post do blog vidasemparedes tem bastante dicas… recomendo que leiam, porque tenho receio de dar alguma informação desatualizada, visto ter feito esta viagem em 2005… dão dicas de local para ficar, como chegar e o que fazer… sugiro que vejam o link…

O mais legal do passeio, além da paisagem fantástica e da água quente da Praia do Forte, foi ver e ter “contacto” com as tartarugas e conhecer as espécies que o Projeto controla e acompanha…

Se você gostou do post, deixe seu Like, você gostaria de visitar também a Praia do Forte e o Projeto TAMAR?? Deixe seu comentário…

Se necessitar de alguma informação adicional, estou a disposição para ajudar… Até breve, no próximo post NaBoaVida.blog….

Deixe um comentário