Costa Rica – Parque Nacional do Vulcão Arenal

Em 2009, durante as férias da Páscoa resolvi ir visitar a Costa Rica… vim de Angola e no dia seguinte estava embarcando para San José, literalmente para o desconhecido.

Fui com uma grande amiga minha de viagens… tínhamos reserva de lugar para dormir apenas para o primeiro dia, num hostal em San José… ou seja…aventura total!! Deve ter sido a viagem mais low cost que já fiz… mas também chegamos a correr o risco de na sexta-feira santa não ter aonde dormir… este dia estávamos em Playa Dominical, um pequeno paraíso na Costa do Pacífico, e todos os hostals e qualquer lugar que se “assemelhasse” com um hotel, estava lotado… até que nos indicaram uma casa que estava a ser alugada, e a dona desta casa nos conseguiu um quarto na pousadinha que ela geria… tudo muito simples, mas limpo, era exatamente o  que precisávamos… Como só tínhamos uma semana, optamos pela Costa do Pacífico, pois ambas ja conheciam a Costa do Atlântico… seria minha primeira vez a mergulhar no Oceano Pacífico…

A nossa primeira preocupação ao chegar em San José foi alugar um carro, de preferência um jipe, nos tinham alertado que as estradas nāo eram muito boas e para chegar aos pontos turísticos seria o melhor tipo de carro para alugar. Outro alerta que nos deram foi: Nunca deixe nada a mostra no carro…podem chegar e já nāo estar mais… Por isso, tínhamos sempre a preocupação de arrumar lugar para ficar e deixar as malas… Conseguimos alugar no próprio hostal um jipe pequeno… e partimos para o Parque Nacional do Vulcāo Arenal, este parque encontra-se na parte central do país, formando a Área de Conservaçāo Arenal-Tempisque. O parque abriga o Vulcāo Arenal, o mais ativo do país, que anteriormente se acreditava estar adormecido, até uma grande erupção em 1968, é vizinho ao Lago Arenal.

O que nos levou a escolher o Vulcāo, como primeiro ponto a visitar, foi a curiosidade, nunca havia visto um vulcão ativo nem estado perto de um… Ficamos numa pequena pousada que tinha uma janela enorme (foto acima) no quarto virada para o vulcão para que pudéssemos de noite apreciar a atividade do vulcão, via-se fumaça e pequenas explosões de lavas… interessante e um bocado assustador também…

No dia seguinte, entramos no Parque e andamos pela base do Vulcão, a sensação que tive foi a de andar em cima de uma panela de pressão, inclusive o som das pedras era muito curioso… via-se a fumaça rolando do vulcão… definitivamente nunca tinha visto nada parecido… gostei muito dessa oportunidade!

Em seguida, fomos fazer Canopying no parque, que nada mais é do que atravessar pelo maio das arvores através de um cabo, com uma vista fantástica do Lago Arenal… Vale mesma a pena fazer… são muitos trechos e segundo consta o maior tinha 750m de comprimento… sabe o que era o melhor? o visual que se tinha do Lago Arenal e da Mata enquanto deslizava pelos cabos…

s

Espero que tenham gostado dessa aventura na Costa Rica…com Na Boa Vida… Se gostou, deixe seu Like, se desejar mais informações, deixe seu comentário… em breve irei fazer novos posts da Costa Rica…nāo percam!

Até breve….sempre Na Boa Vida…