Do Porto à Gaia… Pela Ponte D.Luís

Você já foi do Porto à Vila Nova de Gaia (Gaia) caminhando pela Ponte D.Luís?

Na visita que realizei ao Porto recentemente, fizemos o trajeto: Torre dos Clérigos, Estação de São Bento, em seguida fomos até a Sé (Catedral do Porto ), situada no coração do centro histórico da cidade do Porto. A Sé é um dos principais e mais antigos monumentos de Portugal, o início da sua construção data da primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII. Esse primeiro edifício, em estilo românico, sofreu muitas alterações ao longo dos séculos…

Após visitar a Sé, resolvemos atravessar a Ponte D.Luís, para ir da Cidade do Porto para Vila Nova de Gaia… cruzando o Rio Douro… Esta ponte tem uma particularidade, possui dois tabuleitos de estrutura metálica, sendo que no tabuleiro superior passa o Metro do Porto… e no tabuleiro inferior passam pedestres (peões) e automóveis… Por isso, se vai parar no meio da rua para tirar fotos…porque a vista é mesmo fantástica… esteja atento!!!… porque pode vir o Metro!!! Foi o que me aconteceu… e saí correndo do meio da rua devido a buzina que ouvi!!!

Ao chegar a Gaia, visitamos rapidamente,  porque encontrava-se fechado… o Mosteiro da Serra do Pilar. 

Já cansados de andar…sentamos na mureta, compramos castanhas… que em Portugal é a cara do Outono… e é uma delícia… comemos apreciando a vista que tínhamos da Ribeira do Porto…

Resolvemos não descer a pé para as caves… e valeu super a pena… apanhamos o teleférico que liga a parte superior da ponte D.Luis às Caves no Cais de Gaia… a vista do teleférico é linda… conseguimos apreciar  todo o deck dos barcos e das caves…

Finalmente chegamos ao cais de Gaia para realizar a visitas às Caves, o bilhete que adquirimos para o teleférico, dava direito a uma prova de vinho na Cave da Quinta Santa Eufêmia…

Depois da prova de vinho fomos tomar um bom vinho do Porto…o Porto Calem… Não poderia deixar de comprar um de recordação… para bebermos em casa no retorno para Lisboa… Pode-se comprar em Lisboa? Claro que podemos, mas não tem a mesma graça… aproveitamos para comprar os copos de recordação para relembrarmos quando beber o vinho…

No caminho para as caves, no Centro Histórico de Gaia,  podemos apreciar arte urbana nas paredes dos prédios…como podem verificar nas fotos abaixo…a metade do coelho é do artista Bordallo II, e a parede de pneus infelizmente não consegui descobrir o autor…

Petiscamos algo no mercado de Gaia, um espaço muito giro para visitar e almoçar… e retornamos pelo tabuleiro inferior da Ponte para apreciar o fim de tarde na ribeira do Porto…agora com vista de Gaia… simplesmente lindo o passeio… tomamos uma ginjinha em copo de chocolate para aquecer… apesar de não ter chovido, estava frio….e por vezes sumia o sol…

Voltamos a pé para o Centro do Porto, aonde estávamos hospedados, passando pelo Palácio da Bolsa que parecia realmente lindo e todos recomendam a visita, mas devido ao horário deixamos para uma próxima oportunidade… já que tínhamos combinado de jantar uma francesinha com amigos.(ver o post: http://naboavida.blog/2018/11/03/francesinha-no-porto)

Espero que tenham gostado de mais um passeio com Na Boa Vida… se gostaram deixe seu Like…se gostaria de obter mais dicas sobre o Porto, tem alguma sugestão ou gostaria de deixar sua opinião sobre o post, deixe seu comentário…

Até o próximo post de Na Boa Vida…

Advertisements

2 thoughts on “Do Porto à Gaia… Pela Ponte D.Luís

  1. Gostei imenso do seu post, gostei da descrição do eléctrico, confesso que é uma questão já habitual ali.
    Todo o post está um pouco da alma aqui da “minha terra”.
    A parede de pneus que não conseguiu o nome pertence a “Cumul Collective installation”, está lá desde 2017.
    Mais uma vez, obrigada.

    1. Muito obrigada Irina pela informação e pelo seu comentário tão querido! Tenho família do Norte próximo do Porto e já tinha mais de 10 anos que não ia ao Porto… muito diferente, com muito turismo, adorei !!!! Obrigada pela info da parede pneus, tinha procurado sem sucesso 😊!!! Em abril volto pro passeio do Douro!!!! Até breve e espero que curta os posts !! Bjs Na Boa Vida (Ana)

Leave a Reply