Estação de São Bento – Porto

Durante o passeio pelo Centro histórico da Cidade do Porto pela manhã, passei pela Estação de São Bento, que atende a linha ferroviária do Minho, mas não dei importância.

Ao voltar para o hotel no fim do dia e já de noite… vi a estação literalmente com outros olhos e resolvi entrar.

A estação, construída entre 1913 e 1916, é erradamente referenciada como podendo ter sido desenhada por Gustavo Eiffel, já que é dos arquitectos portugueses Alfredo Augusto Lisboa de Lima, Mário Veiga e Ferreira da Costa

A beleza não era só exterior, como eu já havia comprovado, é lindaaaaaa por dentro… paredes de azulejos fantásticas!!!! Cito abaixo um trecho da história dos azulejos dessa estação.

‘O átrio principal da estação está revestido de azulejos de temática histórica.[2][6] Cobrindo uma superfície de cerca de 551 metros quadrados, representam, principalmente, cenas passadas no Norte do país, estando retratados, entre outros aspectos, o Torneio de Arcos de Valdevez(painel Batalha de Arcos de Valdevez), a apresentação de Egas Moniz com os filhos ao Rei Afonso VII de Leão e Castela, no Século XII, a entrada de D. João I e de D. Filipa de Lencastre no Porto (painel Entrada de João I no Porto), em 1387, a Conquista de Ceuta, em 1415, e a vida tradicional campestre (painéis Vistas e Cenas Rurais); um friso colorido (História dos Transportes) dedica-se à evolução dos transportes em Portugal, concluindo com a inauguração dos caminhos de ferro.[4][10] Foram produzidos na Fábrica de Sacavém[10] e instalados entre 1905 e 1906 pelo artista Jorge Colaço, que, nessa altura, se afirmava como o mais popular azulejador em Portugal.[2] Os azulejos apresentam um estilo típico da Arte Nova, utilizando cores muito claras, conhecidas como cores-pastel’

Aproveito para deixar algumas Fotos para que possam admirar também a beleza desse monumento histórico da Cidade do Porto.

Espero que gostem do post…se gostarem deixem seus Likes e seus comentários! Se precisar de dicas, estejam à vontade, no que puder ajudar, estou a disposição!!

Bjs e até o próximo post Na Boa Vida….

5 thoughts on “Estação de São Bento – Porto

Deixe um comentário