Kefir… meu ‘bichinho’ de estimação

Há mais ou menos 2 anos descobri o que era Kefir (um alimento Probiótico produzido através da fermentação do leite de elevado valor nutricional e terapêutico) desde então nunca mais o deixei !!! Esse é o meu bichinho!! Tem bichinhos que fermentam em leite e outros que fermentam ‘em água’… o meu é do leite… qualquer leite serve, desde que possua lactose, que nada mais é o alimento do Kefir.

Por que chamo de bicho de estimação? Porque tenho que cuidar sempre pra ele não ‘morrer’… se vou viajar tenho que me lembrar de colocar no frigorífico para ele parar a fermentação… e até dou ‘cria’ dele!!! Uma vez que o trato tão bem, ele se reproduz muito rápido!!

O que é preciso para ‘criar’ o Kefir? Potes de vidro ou plástico para o  fermentar e 1 coador de plástico para o coar diariamente… Nunca utilizem metal!!! É incompatível!!! e pode matar o Kefir!!!

Diariamente devem coar e voltar a o alimentar com leite (para cada colher de sopa de Kefir, aproximadamente meio litro de leite)…

Quais são os ‘produtos’ do Kefir? Eu faço iogurte líquido diariamente, após coar 24h tenho pastinhas se colocar ervas, sal e temperos… ou tenho iogurte grego se misturar com frutas ou geleia por exemplo…

Os benefícios que eu vejo no meu dia a dia é um ótimo equilíbrio da flora intestinal e a melhoria do sistema imunitário… mas podem consultar na internet e vão achar muito mais benefícios!!!

Resumindo, gostaria de partilhar com vocês esse bichinho que inseri na minha vida e tanto adoro!! Se precisarem de uma cria eu posso doar!! É a única forma de se obter o Kefir, através de Doações!

Espero que gostem desta dica de saúde e bem estar!!!

Deixem comentários… qualquer dúvida podem enviar também!!’

5 thoughts on “Kefir… meu ‘bichinho’ de estimação

  1. Olá, Ana! Conheci seu blog hoje, dia 18/10/2018 e estou adorando! Sobre o Kefir, realmente é um presente de Deus. Eu usava o de água. Com ele me curei de uma úlcera no estômago e me livrei da Helicobacter pylori, aquela bactéria tão difícil de eliminar! Bjs mil do Brasil!

    Gostar

  2. Obrigada pelo Feedback !! Eu sou adepta do Kefir de leite..uso pra tudo…desde o iogurte, queijo e até o soro eu uso pra fazer gelatina… também sou brasileira, mas já estou há 18 anos em Portugal…mais logo vou dar uma olhada no seu também com calma! bjss

    Liked by 1 person

Deixe um comentário